Quem sou eu

Minha foto
Técnico do Seguro Social, Advogado, Professor de Direito Previdenciário, Constitucional e Tributário, Professor Universitário, Coordenador local do Programa de Educação Previdenciária de Avaré/SP e Especializando em direito constitucional.

Siga o professor Daniel no twitter

sábado, 22 de outubro de 2011

Estilo Cespe (Técnico do Seguro social de 2008).


Com relação ao auxílio-doença, julgue os próximos itens.

1. Uma segurada empregada que tenha ficado afastada do serviço durante dezoito meses em virtude de um acidente de trabalho não pode ser demitida durante os primeiros doze meses após seu retorno às atividades laborais.

2 Uma segurada da previdência que esteja recebendo auxílio-doença é obrigada a submeter-se a exame pelo médico perito da previdência social e a realizar o processo de reabilitação profissional para desenvolver novas competências.

3 Uma segurada contribuinte individual que tenha sofrido algum acidente que tenha determinado sua incapacidade temporária para a atividade laboral tem direito a receber auxílio-doença, cujo termo inicial deve corresponder à data do início da incapacidade, desde que o requerimento seja apresentado junto à previdência antes de se esgotar o prazo de 30 dias.

4 Um segurado empregado do regime geral que tenha sofrido acidente no trajeto de sua casa para o trabalho tem direito ao recebimento do auxílio-doença pela previdência social a partir do primeiro dia de afastamento do trabalho.

8 comentários:

Chicão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

1-C, 2-C, 3-C e 4-E

Anônimo disse...

1-C, 2-C, 3-C e 4-E

Chicão disse...

4 é Errada...é do décimo sexto dia !!

melina disse...

2-C.. 3-C.. 1- ELA PODE SER DEMITIDA 4- 16 DIA ESTÁ ERRADA...

Manoel disse...

Daniel ,
vc cha q a prova vai ser da cespe msmo , e qts questoes vc acha q pode ser baseada nos ultimos concursos ????

DANIEL SIMINI disse...

Caro Manoel, eu acredito que pode ser a CESPE sim. A definição da entidade somente ocorrerá em 16/11/2011. É difícil saber quantas questões serão baseadas nos últimos concursos. Mas a utilização de questões de concursos anteriores serve para nortear os estudos, fixar entendimento e conhecer a forma como é questionado um tópico.

DANIEL SIMINI disse...

Gabarito:

1. Falsa (ou Errada, como preferirem). Poderá ser demitida sim. Apesar de haver a estabilidade de emprego por 12 meses, a segurada poderá ser demitida por justa causa ou a pedido.

2. Verdadeira (ou correta, como preferirem).

3. Verdadeira (ou correta, como preferirem).

4. Falsa (ou Errada, como preferirem) O empregado tem o início do benefício de auxílio-doença fixado no 16º dia do afastamento, desde que requerido até 30 do afastamento.

Arquivo do blog